Sucesso no Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza em Arcoverde


Sábado (12) foi o Dia “D” de Mobilização Nacional contra a Gripe Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF da Prefeitura de Arcoverde funcionaram para atender as pessoas que ainda não se vacinaram. Cerca de 130 profissionais, entre eles, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde, motoristas e a equipe do PNI, trabalharam nos 25 postos de vacinação do município.

 

A secretária de Saúde, Andreia Britto, informou que já foram vacinadas até agora 10.519 pessoas em Arcoverde. “Isto significa uma cobertura de 64,20% do grupo prioritário. O nosso objetivo é chegar aos 90% até o dia 01 de junho”, disse. As famílias que têm pessoas acamadas em casa devem agendar a vacinação em domicílio, pela equipe de saúde ao qual pertencem. O agendamento é feito pelo telefone 3821 0806. Para se vacinar, a pessoa deve portar o Cartão de Vacina e do SUS, documento de identidade ou CPF.

 

“É importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem uma Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima de sua casa para se vacinar”, recomenda a prefeita Madalena. De acordo com a secretária de Saúde, Andreia Britto, “a vacina contra gripe é capaz de reduzir as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode diminuir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”.

 

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é coordenada na cidade, pelo Programa Municipal de Imunizações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde.