SDS registra 3.584 roubos de celulares em março em Pernambuco


Pixabay

Durante o mês de março, a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) registrou 3.584 ocorrências de roubo de celular em Pernambuco. O número é 24% menor que o total de casos do mesmo período do ano passado, que teve 4.722 ocorrências. Segundo a pasta, desde que foi lançado, o Alerta Celular possibilitou a recuperação de 1.905 telefones. Só no mês passado, período com maior número de recuperação de aparelhos desde a implantação do sistema, foram 358 celulares reavidos.

CVP

A queda no número de de roubos de celulares puxou para baixo o número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Em março de 2018, ocorrências como roubos e furtos tiveram uma redução de 22,55% em relação ao mês de março de 2017. No total, foram 8.457 casos registrados, contra 10.920 ocorrências notificadas em março do ano passado.

“Essa ferramenta, que já conta com mais de 135 mil celulares cadastrados, tem sido fundamental para a recuperação de aparelhos roubados, assim como para a prisão de assaltantes e receptadores. Isso contribui para que essa prática deixe de ser vantajosa para os criminosos, os quais, muitas vezes, utilizam os telefones como moeda de troca no mundo do crime”, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Ônibus

Em março, foram registradas 72 roubos a ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), um número 51% menor que o mesmo período do ano passado, quando houve 147 casos.

Veículos

Durante o mês de março, foram registradas 1.471 ocorrências de roubos de carros em Pernambuco, contra 1.918 no mesmo período do ano passado. Nos casos de furtos de veículos, no mês de março de 2017 foram registradas 602 ocorrências, neste ano contabilizaram-se 508.

Bancos

Ainda conforme a SDS, o total de ocorrências criminosas contra instituições financeiras diminuiu em 63,6% em março de 2018, em relação ao mesmo mês do ano anterior, caiu de 11 para 4. No mês passado, segundo a pasta, não houve nenhum caso consumado de roubo ou furto contra carros-fortes ou caixas eletrônicos.

No total, aconteceram quatro ocorrências contra agência bancárias em todo o Estado em março de 2018, o que, somente nesse indicador, significa uma redução de 50% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em março de 2017, haviam ocorrido oito roubos ou furtos contra agências bancárias.

Por TV Jornal