Pernambuco inicia vacinação contra febre amarela em cidades da Zona da Mata e do Agreste


 

 

Doses foram disponibilizadas para 43 municípios, mas é preciso ir aos postos e confirmar se a vacina chegou. Imunização é para crianças a partir dos 9 meses até adultos de 59 anos.
Por G1 PE

Vacina da febre amarela fica disponível em 43 municípios de Pernambuco a partir de janeiro — Foto: Karina Almeida/G1

A partir deste mês de janeiro, o calendário de vacinação contra febre amarela fica aberto em 43 cidades do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco. A imunização é voltada para crianças a partir dos 9 meses até adultos de 59 anos, com doses de reforço para crianças aos 4 anos. Acima dessa idade, é necessária somente uma dose.
Em março, a expectativa é ampliar a vacinação para todas as regiões do estado. A determinação da ampliação é uma proposta do Ministério da Saúde para todo o país.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a escolha das duas regiões de Pernambuco foi feita com base em estudos que identificaram espaços possivelmente mais vulneráveis, com áreas de transição entre remanescentes florestais e caatinga.
Para os moradores das cidades com disponibilização das doses, é preciso comparecer a um posto de saúde para confirmar se os municípios começaram a oferecer a vacina (confira lista de cidades no fim desta matéria).
Para gestantes que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação e mulheres que estejam amamentando crianças com 6 meses e que nunca tenham tomado a vacina, não há indicações para imunização.
Para maiores de 60 anos que nunca foram vacinados ou que não tenham comprovante de vacinação, a aplicação da dose fica sujeita à avaliação do serviço de saúde, levando em conta o risco da doença e de eventos adversos nessa faixa etária.

Para viajantes internacionais, é preciso seguir o Regulamento Sanitário Internacional, que recomenda uma dose na vida. O viajante precisa ser imunizado pelo menos 10 dias antes da viagem.
Pernambuco estava nas áreas sem recomendação de vacinação, devido ao último caso do estado ter sido registrado em 1938, de acordo com a SES. A determinação do Ministério da Saúde, no entanto, busca ampliar a área de vacinação para todo o território nacional e, por isso, o Nordeste passou a integrar as áreas com ações preventivas.

Camaragibe

Devido aos 14 macacos encontrados mortos em um condomínio em Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife, em duas semanas, a SES e o município iniciam, no sábado (11), a vacinação contra febre amarela para condôminos, pois há uma indefinição da causa da morte dos animais, com uma das possibilidades sendo a febre amarela. Os demais moradores de Camaragibe devem receber a imunização em março.

Municípios com disponibilização da vacina

Água Preta
Águas Belas
Amaraji
Angelim
Barreiros
Belém de Maria
Bom Conselho
Brejão
Caetés
Calçado
Canhotinho
Capoeiras
Catende
Correntes
Cortês
Escada
Gameleira
Garanhuns
Iati
Itaíba
Jaqueira
Joaquim Nabuco
Jucati
Jupi
Lagoa do Ouro
Lagoa dos Gatos
Lajedo
Maraial
Palmares
Palmeirina
Paranatama
Primavera
Quipapá
Ribeirão
Rio Formoso
Saloá
São Benedito do Sul
São João
São José da Coroa Grande
Sirinhaém
Tamandaré
Terezinha
Xexéu