Pernambucano perde R$ 25 mil em novo golpe do 0800 dos caixas eletrônicos
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Cliente foi orientado por bandido a utilizar número falso de 0800 e acabou passando seus dados para os golpistas
Repórter de Economia
Um novo golpe está fazendo vítimas entre usuários de caixas eletrônicos de bancos 24 horas instalados em pontos comerciais do Recife. A Polícia Civil investiga uma quadrilha que, há exatamente uma semana, conseguiu se apossar de dados bancários de um professor universitário aposentado. Entre saques, compras com cartão clonado e transferências, os bandidos causaram um prejuízo de cerca de R$ 25 mil ao idoso. A polícia já registrou pelo menos dois casos semelhantes no Recife.
A reportagem do Jornal do Commercio falou com uma das vítimas, que não quis se identificar. O homem conta que o golpe aconteceu em um supermercado do Bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O aposentado chegou por volta da 9h30 e, ao introduzir o cartão no caixa eletrônico, não conseguiu mais retirá-lo da máquina. “Foi neste momento que apareceu um homem me orientando a ligar para um número 0800 indicado em um adesivo fixado no próprio caixa”, disse. O número 0800 era falso.
A vítima conta que não desconfiou de nada e, ao fornecer o número do CPF para a pessoa que atendeu a ligação, teve confirmado informações pessoais como nome completo, local de nascimento e até nome da mãe. “Como eles tinham informações ao meu respeito, não desconfiei quando pediram minha senha bancária”, afirmou o aposentado, que se diz prejudicado pelo tempo em que o banco levou para cancelar seu cartão depois que ele comunicou o roubo dos dados.
“Meia hora depois do problema no caixa eletrônico foi feito um saque na minha conta. Procurei a agência e confirmamos o golpe. O banco só foi cancelar meu cartão no dia seguinte. Enquanto isso, os bandidos continuaram utilizando meu cartão para compras”, afirmou o aposentado, que pretende recorrer à Justiça, se for necessário, para ser ressarcido do prejuízo.
GOLPE
A Federação Brasileira dos bancos (Febraban) informou, através de sua assessoria de imprensa, que “cada instituição financeira tem sua própria política de ressarcimento, que é baseada em análises aprofundadas e individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e informações das transações realizadas”. A Febraban informou ainda que os bancos investem cerca de R$ 2 bilhões por ano em segurança da informação para prevenção de golpes.
“É um tipo de golpe sofisticado, aplicado por uma quadrilha especializada”, alerta a delegada Silvana Carla, da delegacia do Bairro do Espinheiro, que está investigando o caso. A delegada disse que o Instituto de Criminalística não encontrou mais nenhum vestígio de fraude no caixa eletrônico. “É possível que os bandidos tenham utilizado um dispositivo conhecido por chupa-cabra para reter o cartão da vítima, e depois é facilmente retirável”, afirmou a delegada. Segundo a Polícia, em novembro último houve outro caso semelhante em Salvador (BA) usando o mesmo número 0800 utilizado no Recife. A Polícia identificou um dos acusados pelo golpe no Recife. Outras duas pessoas que também participaram da investida estão sendo investigadas.
Dicas para não cair em golpes:
- Nunca forneça senhas a terceiros (pessoalmente, por telefone ou por mensagens de aplicativos);
- Tenha sempre com você o telefone de seu banco que está gravado em seu cartão. Você pode salvá-lo na agenda de seu celular;
- Nenhum funcionário de banco é orientado a pedir para o cliente falar ou digitar sua senha ao telefone;
- Ao escolher a senha, não utilize números previsíveis (data de nascimento, número de telefone residencial, placa do automóvel, etc);
- imediatamente à central de atendimento do banco a perda, roubo ou extravio de cartão, pedindo o seu cancelamento;
- Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, principalmente nos pontos de autoatendimento;
- Jamais utilize celular de terceiros para se comunicar com o banco, pois a senha fica registrada na memória do aparelho;
- Bancos não enviam funcionários em sua casa ou escritório para retirar seu cartão vencido, bloqueado ou com suspeita de fraude.
Fonte: Febraban