Estudantes enfrentam provas dos SSA 1 e 2 neste domingo e segunda


Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem

Mais de 40 mil alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio irão realizar as provas do Sistema Seriado de Avaliação da UPE neste domingo (2) e na próxima segunda-feira (3) em Pernambuco. Ao todo, serão aplicadas as provas em nove cidades do Estado: Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Palmares e Nazaré da Mata.

Tanto no primeiro quanto no segundo dia de avaliação os turnos foram divididos entre as manhãs para os feras estreantes e as tardes para os do segundo ano. As provas do SSA 1 começam às 8h15 e seguem até às 12h15 e as do SSA 2 acontecem das 14h15 às 18h15. Mas atenção: é primordial ficar atento aos horários de abertura e fechamento dos portões: será permitida a entrada dos candidatos a partir das 7h e 13h, respectivamente, e permanece assim por apenas uma hora.

A UPE é a única instituição de Pernambuco que possui esse sistema seriado para os estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior. Para muitos educadores, esta é uma ótima oportunidade, já que as provas dos primeiros e segundos anos abordam o conteúdo visto naquele ano em que o aluno se encontra, diminuindo assim a pressão e a quantidade de assuntos a serem revisados. Ao todo, 24.111 candidatos se inscreveram no SSA1 e 16.838 no SSA2.

 

As provas

Neste domingo (2), os candidatos responderão a 44 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, literatura, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Já no segundo dia eles responderão a 46 questões das disciplinas de biologia, química, história, geografia e sociologia. Quem não precisar das 4 horas de prova pode começar a sair das salas após três horas de início dos testes.

A grande diferença entre esses dois SSA e o do terceiro ano – que ocorreu nos últimos dias 17 e 18 de novembro – é que apenas os terceiranistas fizeram a prova de redação. O desempenho individual dos estudantes nas duas fases será divulgado até o dia 15 de março de 2019, apenas no sistema de inscrição. As notas dos seriados 1 e 2 valem 30% cada da composição final e a nota do SSA 3 vale 40%.

O que não esquecer

Diferentemente do Enem, os estudantes precisam levar para o SSA os cartões de inscrição impressos e um documento de identidade. É também proibido entrar na salas com celular, mesmo que o aparelho esteja desligado, pois os fiscais não estão autorizados a guardá-los e há detectores de metais. É, entretanto, permitido levar relógio, água e lanches. O gabarito pode ser preenchido tanto de azul quanto de preto.