Arcotrans instala novas faixas de retenção exclusivas para motos


A Autarquia de Trânsito – Arcotrans da Prefeitura de Arcoverde está instalando novas faixas de retenção exclusivas para motos, junto aos semáforos, no cruzamento da Avenida Joaquim Nabuco com a Avenida Magalhães França, próxima a antiga Casa de Saúde São Lucas; como também na Avenida Pedro II, próximo ao Centro de Cultura.

 

Estas faixas de retenção ficam situadas entre a faixa de pedestre e os demais veículos, e dá prioridade aos motociclistas quando o semáforo abre. De acordo com o diretor da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti, a proposta é dar prioridade aos usuários de veículos de duas rodas na abertura do sinal de trânsito, pois cumpre o conceito universalmente reconhecido de favorecer meios de transporte mais frágeis e menos visíveis em detrimento dos maiores, reduzindo assim o risco de acidentes.

 

“Distanciando motos dos carros nos primeiros momentos após a abertura do semáforo, as ultrapassagens serão evitadas e, com elas, o evidente risco inerente desta manobra. Para uns a medida poderá parecer inócua, para outros um injustificável privilégio, mas certamente quem faz uso de motos, valoriza esta efetiva prioridade à sua segurança”, explica Vlademir.

 

Faz dois anos que a Arcotrans instalou as primeiras faixas de retenção para motos em Arcoverde e agora, a Autarquia realiza a implantação em novos locais que se mostraram necessários, tendo como base as características percebidas durante o acompanhamento, tais como a melhoria da segurança tanto dos motociclistas como dos demais condutores; além da algumas ligadas ao conforto visual dos motoristas de veículos de passageiros.

 

Fotos: Arcotrans